Buscar
  • jonathan martins

Não é preciso grandes mudanças, para economizar água. Veja como


A água está presente em absolutamente todos os organismos vivos, habitantes desse planeta. No futuro, alguns especialistas já garantem que uma nova guerra pode se formar, com o objetivo de lutar por esse bem tão precioso. O ser humano, por exemplo, tem na água o componente essencial para seu metabolismo, não conseguindo privar-se dela por mais de 48 horas, com riscos reais de morte.

Por isso, ter água para suprir nossas necessidades biológicas é de fundamental importância para a vida. O que não faz, contudo, que nós paremos de desperdiçá-la. Uma torneira pingando, por exemplo, pode significar um desperdício de, até, 46 litros de água, por dia. Uma pessoa que gasta cinco minutos de torneira aberta, para escovar os dentes, chega a gastar 12 litros de água. No entanto, se a torneira for fechada, logo após a escova ser molhada, a economia gira em torno de 11,5 litros de água. Uma baita diferença de água utilizada.

O banho, maior representação do consumo exagerado de água, nas residências, pode representar custos altíssimos, quando o assunto é desperdício de água e conta de energia. Um banho com registro todo aberto, que dure cerca de 15 minutos, pode chegar a consumir mais de 130 litros de água. Agora, você já imaginou o quanto de água pode ser poupado, apenas pelo ato de desligar o chuveiro, enquanto se ensaboa? Se com o chuveiro ligado, o consumo é de cerca de 135 litros, com ele em “stand by”, esse número cai para inacreditáveis 45 litros. São 90 litro a menos de água, que você deixaria de mandar, de bobeira, ralo a baixo. Pense nisso.

Mesmo a barba, que os homens costumam fazer sem tais preocupações, também representam desperdícios enormes. Usando a pia como como um tanque (inclusive, para lavar as mãos) o total de 12 litros de água usados para se fazer a barba em cinco minutos, com a torneira aberta, cairia para, apenas, 2 litros. Uma economia de 10 litros.

Logo, é fundamental que hábitos como esses sejam desvinculados da nossa rotina, dando lugar à atitudes mais conscientes e reguladas. Economizar recursos hídricos, com simples ações dentro de casa, pode ser mais fácil e econômico, do que você imagina.

0 visualização

Matriz: Rua beco do soares , 1045 Viamão - RS    Sedes: Porto Alegre, Xangri-la, Osório, Gramado, Esteio E Torres.

Tel: (51) 4141-3434

AmbtecSul todos os direitos Reservados - Desenvolvido por: GT digital  Copyright @ 2018

  • Facebook Social Icon