Buscar
  • jonathan martins

O perigo das chuvas ácidas




A denominada “chuva ácida” serve para classificar qualquer chuva que tenha valor de ph (Potencial Hidrogeniônico) menor do que 4,5 unidades. Tal acidez é causada, na maioria das vezes, pela solubilização de certos gases presentes na atmosfera terrestre, cujas hidrólises sejam ácidas. Entre esses gases, podemos destacar aqueles que possuem enxofre, oriundo de impurezas da queima de combustíveis fósseis, em sua composição.

Tecnicamente, é possível afirmar que todas as chuvas são ácidas. Até mesmo aquelas consideradas “normais”. Sua ligeira acidez é explicada pelo fato de possuírem valor de ph próximo de 5,6 unidades, causada pela dissociação do dióxido de carbono em água, que ajuda na formação de um ácido fraco, chamado de ácido carbônico (não confundir com o gás carbônico), que se forma quando se dilui dióxido de carbono em água.

A ação humano é uma das grandes, se não, atualmente, a maior responsável pelo surgimento das chuvas ácidas, através das indústrias, das centrais termoelétricas e dos veículos de transporte, podendo ocasionar sérias consequencias, para nossa saúde. Isso porque elas liberam metais tóxicos que estavam presentes no solo. Metais, estes, que podem contaminar os rios e serem, indevidamente, utilizados pelo homem, causando sérios problemas à nossa saúde. Para o meio ambiente, então, não é nem preciso dizer o que as chuvas ácidas podem causar. Só para se ter uma ideia, seu poder de corrosão é tão forte, que os lagos podem acabar todos acidificados, eliminando com qualquer vida, presente nele. Até mesmo plantações podem ser perdidas, destruindo-as do mesmo modo com que podem destruir algumas árvores, pela incidência de clareiras, só que de forma mais rápida.

Além disso, nosso vida, nas cidades, também pode ser afetada por elas, uma vez que sua acidez corrói alguns dos materiais utilizados nas construções de prédios, casas e demais edificações, levantadas nas cidades, mundo afora. Isso, pouco a pouco, vai danificando as estruturas das construções, como as barragens, as turbinas de geração de energia, por exemplo. Após esse processo de degradação interna, acidentes ficam mais fáceis de acontecer, infelizmente.

Portanto, evite poluir o ar, contribua para a preservação da natureza e, principalmente, tome cuidado, na próxima vez que resolver sair à chuva. As consequencias podem ser muito maiores do que, simplesmente, se molhar…

2 visualizações

Matriz: Rua beco do soares , 1045 Viamão - RS    Sedes: Porto Alegre, Xangri-la, Osório, Gramado, Esteio E Torres.

Tel: (51) 4141-3434

AmbtecSul todos os direitos Reservados - Desenvolvido por: GT digital  Copyright @ 2018

  • Facebook Social Icon